terça-feira, agosto 29, 2006

Fluminense, rumo à Tóquio...

Fica evidente a todo torcedor tricolor que o “FLUZÃO CAMPEÃO” está ligado à Tóquio.
Não na esperança de ser campeão mundial de clubes, mas sim para que tenhamos um time digno de usar a camisa tricolor. Então, que o nosso atual presidente Tóquio time da melhor maneira possível. Tóquio coração de seus atletas. Tóquio coração de seu treinador, Tóquio coração de toda a comissão técnica, enfim, Tóquio coração dos torcedores, maior patrimônio do clube.
Estarei sempre verde de esperança na melhor performance, apesar de estar vermelho de indignação atualmente, mas tenho certeza que chegarei ao branco da paz com o time tantas vezes campeão.

JLevis – Blog pai

Notas

Criatividade
Foi prenunciado, e a imprensa esportiva natalense não decepcionou.
Antes do jogo, o Diário de Natal noticiou: “América quer continuar ‘cantando de galo’ no Machadão”.Na televisão, no Globo Esporte local, a reportagem sobre a partida terminou com a linda frase “E jogando em casa, o América continua cantando de galo” (ou algo parecido).Tivemos ainda uma que não estava na profecia, do Jornal de Hoje, e que vale a pena ser citada: “América degusta caldo de galo”.
Minha pesquisa foi fraca, se alguém puder contribuir com mais, agradeço.
************************
Coincidência?
Ontem, Márcio Guedes, no programa Linha de Passe da ESPN Brasil, atentou para algo curioso: Foi só o Caixa d’água bater as botas (ir para o céu?) que Plutão foi rebaixado.
************************
Cinturão
O Vasco da Gama derrotou o Internacional no domingo. Se o mundo fosse justo, e o futebol um pouco mais parecido com o boxe, o desejo de meu amigo Leandro Alves teria se realizado: estaríamos com o cinturão de campeão da Libertadores da América.
************************
No fim de semana

Sábado, 02/09/2006, o América jogará contra o Ituano, lá em Itu. Será um duelo interessante. Ituano, pior aproveitamento dentro de casa, e América, o pior visitante. Além disso, o time de Itu foi o único clube a vencer, neste campeonato, o América no Machadão. Estou com o palpite que, finalmente, o alvi-rubro voltará com 3 pontos.

************************
Blog Pai e Blog Filho
Sim, é um trocadilho com Bob Pai e Bob Filho, desenho animado da dupla Hanna & Barbera, aquele dos cachorros azuis (não está lembrando? Procura no google). Pois é, este blog agora é um blog de família. JLevis deixou de ser convidado e tornou-se membro oficial (no bom sentido).
Essa brincadeira começa a ficar mais divertida.

domingo, agosto 27, 2006

Bernardinho é a solução

Faz 2 meses que fiquei com 1 grito preso na garganta. Eram 2.
O primeiro saiu: "PARREIRA FDP !!! SELEÇÃO DE M....!!!"
O segundo saiu hoje, dia 27 de agosto de 2006, data em que comemoraremos o "hexa". O Brasil é HEXA !!!
Há somente um problema: é "hexa" no vôlei.
Peço permissão para abrir e fechar parênteses neste blog de futebol.

Abre parênteses:
Não consegui assistir ao jogo todo. Primeiro set perdemos. Segundo set perdemos de novo. A diferença é que o time de vôlei do Brasil é determinado, é perseverante, é liderado com competência, é, como dizem no Rio de Janeiro, "tudo de bom".
Veio o 3º set e saí da sala. De vez em quando ía até lá ver o resultado. Jogo empatado. Um ponto a mais para o Brasil. Dois pontos a mais para a França. Empate no placar. Finalmente vencemos o set.
Como todo bom brasileiro, ou melhor, na condição de bom brasileiro e com
uma leve superstição, continuei voando dentro de casa. Do quarto pra sala, da sala pra cozinha. Voltei pra sala. Vi o placar que se mantinha indefinido como no 3º set. Peguei o controle remoto e comecei a "zapear", depois de passar por 15 canais, visitava o 39 (SporTV) e via o placar. Que sufoco !!!
Ganhamos !!!
Havia chegado a hora do tie-break. Dilema! Sair da sala ou sofrer mais. Fui forte, fiquei na sala e assisti ao jogo de forma intermitente. Estava sozinho e não havia problema em mudar de canal cerca de 92 vezes. Foi na 92ª mudança de canal que vi o placar: 14 a 12. Dois pontos de diferença dá para encarar. A França fez o 13º ponto e permaneci estático, confiante na nossa vitória. Pra falar a verdade, com uma leve desconfiança de que a França poderia aprontar de novo. Felizmente a história não se repetiu. O resultado foi outro, BRASIL 15 a 13, HEXACAMPEÃO DA LIGA MUNDIAL DE VÔLEI.
Parabéns equipe guerreira, o País agradece o seu desempenho.
Fecha parênteses.

Conclusão:
Bernardinho é a solução !!!
Bernardinho para Presidente da República;
Bernardinho para Técnico da Seleção Brasileira de Futebol.
Bernardinho para Técnico do Fluminense; enfim
Bernardinho neles, no bom sentido, é claro !!!
JLevis.

Maracanã, meu regresso...

Há mais de um ano que não ia ao Maracanã. Fui hoje. Pra que ???

Tudo começou no início, no início do fim de semana. Programei a tradicional ida à Petrópolis para saborear aqueles salgados da "Padaria Petrópolis" (ex-alemã), passear na Rua Teresa e contribuir com a arrecadação de impostos pagos por nós e por aqueles comerciantes tão dedicados, em prol do crescimento do nosso Brasil.
Porém, havia uma alternativa: ir ao Maracanã e ver meu Fluminense, às 4 da tarde, comandado por um delegado, tentar melhorar sua caótica situação no campeonato brasileiro. Fiz essa opção.

Tomada a decisão, hora de comprar os ingressos (no plural). Recebi o incentivo e a companhia da senhora minha esposa, mãe do blogueiro, e torcedora d'outro time que não o tricolor. Fomos ao supermercado onde compramos 4 caixas de um farináceo que, após o toque da "farinha de condão", ou melhor, "varinha de condão" de seu fabricante, se transformaram em 2 ingressos. Confesso que fiquei feliz em saber que essa troca se reverteria em benefício de uma instituição de caridade. Cabe salientar que chegamos no supermercado às 8 horas e a troca dos ingressos começou às 10h. Foram 2 horas de pequenas compras que, somadas, contribuiram mais uma vez com o nosso crescimento. Nosso, da minha família, no sentido de peso e volume.

Na fila dos ingressos, os ingressos na fila começaram a conversar. Fiquei pasmo pois o assunto era futebol e todos falavam do meu time. Hora de lavar a roupa suja. Foi Pet pra lá, Radamés pra cá, Antônio Lopes (o delegado), 4/3/3, 3/6/1, enfim, uma verdadeira resenha esportiva. No auge da resenha, aparece a funcionária daquela empresa fabricante daquele farináceo e acaba com a alegria. Começou o troca-troca de ingressos e a dispersão do pessoal. Foi-se embora a resenha. Hora da concentração. Preparação para o evento. Menos de 6 horas para a grande hora.

Fomos à pé ao Maracanã, em passadas firmes, numa caminhada de 20 minutos. Ingressos no bolso, aqueles do mercado, e voilà, chegamos. Ingresso dela, roleta, ingresso meu, roleta, sobe rampa, revista da PM, não no sentido literário e sim policial, água pra ela, túnel de acesso à arquibancada, na sombra, ligo o rádio, "Rádio Globo" (merchandising), picolé pra ela, "egoísta" (era assim que chamavam o headphone) pra eu escutar o jogo.
Eis que encontro meu filho com a namorada e ele sugere que sentemos à 180 graus da nossa posição pois é o melhor local para assistir o jogo. Fomos.
O estádio estava com a capacidade bem aquém do que deveria estar. Poucos torcedores para incentivar, muitos para protestar. Foi um tal de "FDP", "VTC Lenny", "Tuta vai pra rima", "PQP Pet", vários "caraca", e assim foi. Fiquei com saudade de ouvir "filho de rapariga", "filho de Maria mais eu"...

Entra em campo o melhor time do mundo, o Fluzão Campeão !!!
Chegou a hora, ou melhor, "FLUMINEEEEENSE, CHEGOU A HOOOORA!!!", como se grita numa boa escola de samba.

Ledo engano, passados noventa minutos e as prorrogações, mais uma decepção. Parecia a seleção brasileira, aquela que nos frustrou em julho deste ano. Motivação zero !!! Mas havia exceções: o incansável e conterrâneo "MARCÃO SELEÇÃO", o veterano Roger, o "Arouca Seleção", o excelente zagueiro Thiago Silva, Cláudio PB que entrou no 2º tempo cheio de disposição e raça, como nos bons tempos do Grêmio.
Não foi suficiente: FLU 1 x 2 AP.

Saí do Maracanã com a impressão que o delegado conseguirá motivar esse time. O 2º tempo foi bom.
Os gritos da torcida continuavam do lado de fora do estádio. Sempre passional. Extravasando suas emoções.
Ouvi até um "FORA ANTÔNIO LOPES!!!". Aí entendi que mesmo na derrota a melhor torcida do mundo consegue manter seu senso de humor.

Finalizando, registro a vitória do América/RN sobre a forte equipe do Atlético/MG.
Parabéns MECÃO!!! Parabéns Daniel, bela previsão !!!

JLevis - blog pai

quinta-feira, agosto 24, 2006

Pai Xangô

Sábado o América joga a última partida do primeiro turno da Série B. O jogo será contra o Atlético-MG, no Machadão.
Assim como o América, o Atlético não venceu nenhuma partida fora de casa nesse campeonato. A diferença é que, dos 8 jogos, empatou 6 e perdeu apenas dois.
Acredito na vitória do time potiguar, e tenho mais um motivo para torcer por ela. Trata-se de uma previsão, uma previsão que fiz, e aqui divido com vocês, quanto às manchetes dos sempre criativos jornais natalenses após a vitória. Pode ser que não saia exatamente igual, foi uma visão um pouco turva, mas o conteúdo será aproximado. Preparados? Aí vai:
“No Machadão, quem canta de galo é o América”.
É esperar pra ver.

terça-feira, agosto 22, 2006

Vira-casaca

Percebi, ao ler meu pai, que ele ainda hoje não engoliu o fato de eu não ser torcedor do Fluminense, seu time de coração. O afã em demonstrar isso acabou por gerar uma idéia de que sou um instável, um vira-casaca costumeiro.
Não. A única vez que mudei de time foi em 1989, quando ainda criança, 7 anos, decidi não mais torcer pelo tricolor carioca. Estava irritado, o time acabara de ser goleado pelo Flamengo. Entretanto, por respeito, até mesmo devoção a meu pai, não me tornei torcedor do urubu.
Acredito que virei vascaíno porque o time havia sido campeão brasileiro. Está em minha memória o exato momento daquele gol de cabeça de Sorato. Mas não tenho claro o momento em que a casaca foi, efetivamente, virada.
Já mais velho, me desiludi com o futebol. O Eurico Miranda havia conseguido me fazer perder a vontade de torcer. Às vezes tinha recaídas, embora, em geral, ficasse alheio àquilo tudo.
Foi quando passamos a ter TV por assinatura. O futebol europeu tornou-se parte do cotidiano. A alta qualidade do jornalismo esportivo e, principalmente, os campeonatos transmitidos, fizeram o monstro que existe dentro de mim acordar de seu sono, voltando ainda mais voraz.
Foi um processo gradual. Primeiro assistia tão-somente ao futebol internacional. Em seguida voltei a ver com gosto o futebol brasileiro. Depois passei a freqüentar todos os jogos do América, desde a Série C ano passado, porque ir ao Estádio é fundamental. Acho que estou em estágio terminal, com um blog sobre o esporte bretão.

************************

Sim, sou vascaíno. O clube não é o Eurico Miranda. Ele está lá, mas não vai durar para sempre (Caixa d’Água que o diga).

************************

Não me tornei torcedor do América agora. Quando chegamos em Natal, naquele mesmo ano de 1989, Anderson, um amigo, me apresentou os times, América e ABC, e disse que devia escolher um dos dois. Fiz a escolha certa.

************************

Não sou torcedor do Real Madrid. Simpatizo com o time. Assim como gosto do Barcelona. Sou, antes de tudo, amante do bom futebol.

************************

Já faz 17 anos e ainda dói em meu pai o fato de eu ter sido o único dos quatro filhos que não escolheu o Fluminense. Bem que minha mãe diz que ele é doente.

************************

Pai, 7 anos, eu tinha só 7 anos.

segunda-feira, agosto 21, 2006

Meu pai

Finalmente consegui !!! Meu filho começou a escrever num blog e agora ficarei rico, ou melhor, remediado, com o dinheiro do mês querendo durar 30 dias. Não reclamo de quanto ganho. É suficiente para que eu possa manter minha família. O que não gosto é da freqüência do pagamento. Se fosse de 15 em 15 dias estaria tudo resolvido.
Mas vamos ao que interessa.
Quero primeiramente agradecer ADEUS. Adeus cheque ouro do BB, adeus juros extorsivos, adeus preocupação, adeus problemas, enfim, Adeus. Em segundo lugar, agradeço a minha família, que é do tamanho "família" (isso é prá quem lembra da coca-cola tamanho família, ela já se foi mas eu continuo. Foi a mãe da coca de 1 litro). Em terceiro lugar, agradeço aos meus amigos que, sem eles, conseguiria escrever este texto sem problemas. E em último lugar, Rubinho Barrichelo.
Fiquei surpreso quando li o texto escrito pelo meu filho neste blog. Primeiro pelo nome: "blog"; depois pela causa que abraçou, "o futebol". Quanto ao blog, só consigo fazer uma correlação com o cavalo. Único animal que, "descome e anda" ao mesmo tempo. Não consigo dissociar o nome blog daquele som que se ouve quando o cavalo "descome". Quanto a causa específica, o futebol, registro aqui um cenário que marcou, marca e marcará a minha vida. Meu filho, bom baiano por questões outras, nasceu tricolor, tricolor carioca. Passados poucos anos de sua existência, num raro momento de pouca tolerância, decidiu torcer por outro time, creio eu que para me chatear. Não conseguiu. Permaneci tranqüilo para ele e p... da vida pela sua atitude. Tudo bem, mostrou que tem personalidade forte e torce por um time fraco, o VDG do RJ. Anos se passaram e ele descobriu que sua opção tinha sido equivocada. O que fez ele? Mudou novamente de time. Naquela ocasião passou a ser torcedor do Real Madrid. Tudo bem! Só não contava com a astúcia do Ronaldinho Gaúcho no Barcelona. Tudo bem de novo! Nos dias atuais, no "Futebolzinho de Levis", adotou o América de Natal como o seu mais novo clube. Tudo bem, outra vez! Pelo menos, para seu pai (eu), não passou a ser torcedor do ABC, time que traz triste lembrança para os tricolores cariocas, quando rebaixados para a 3ª Divisão.
Escrevi essas mal traçadas linhas apenas para registrar minha presença neste "blog", e aproveito a oportunidade para finalizar com um pensamento oportuno, em defesa do "Futebolzinho do Levis":
"PENSO, BLOG EXISTE!"
J. Levis

quinta-feira, agosto 17, 2006

Mau humor

Acabei por ter um olhar mal humorado sobre a estréia do Brasil de Dunga. Talvez por ter sido obrigado a assistir ao jogo na rede Globo, com o insuperável Galvão Bueno. Depois da ESPN Brasil ter transmitido os jogos da Copa, desceu ainda mais quadrada a voz do comentarista. Sim, comentarista, porque ele há muito deixou de ser narrador. Falava, falava, falava... O jogo inteiro! Insuportável ouvir suas opiniões durante 90 min. De positivo a certeza que ele não faria a transmissão de Inter e São Paulo.
Mas, ao jogo, ou melhor, apenas à análise mal humorada do jogo.
Embora pense que o Brasil deva jogar com dois volantes, não gostei da escalação de Gilberto Silva e Edmilson juntos. Acabou a seleção por jogar com dois primeiros volantes. Edmilson, segundo volante em tese, acabou prejudicado. Não fez boa partida, prendeu demais a bola e evitava as saídas da equipe em maior velocidade.
Cicinho ciscou, ciscou, ciscou e nada. Na ausência da maioria dos craques, pareceu querer ser a estrela.
Gomes, goleiro não mais que razoável, fez uma partida fraca. Temerário tê-lo debaixo dos paus.
Elano não é jogador para estar na seleção. É até bom jogador, mas ontem não devia estar em Oslo. Sua presença no meio de campo do Brasil atrapalhou a fluência do jogo. Tanto assim foi que Robinho acabou por jogar recuado demais, outra coisa que me desagradou.
Não, não vou falar das coisas boas apresentadas pelo time. Ainda mais quando vejo no banco de reservas os eternos Américo Faria e J. L. Runco. A sensação de voltar ao mundo real, de que nada mudou, a lembrança do monopólio da Globo, isso embrulha o estômago.
Futebol é mesmo algo irracional. Não entendo o porquê de ainda torcer pela seleção.

segunda-feira, agosto 14, 2006

Três pontos, quem sabe quatro

O América/RN tem um retrospecto curioso na equilibradíssima Série B do Campeonato Brasileiro. Passadas 16 rodadas, o clube está com 19 pontos, 3 acima da zona de rebaixamento. O time realizou 9 jogos fora de casa, empatou 1 e perdeu 8, o último, na terça-feira passada, para o Avaí. Em casa, jogou 7 vezes, foi derrotado na primeira rodada para o Ituano e, a partir daí, venceu todas as partidas: Brasiliense, Sport, Remo, Ceará, Paulista e Vila Nova. Tem a melhor campanha dentro de casa e a pior fora. Como explicar tamanha discrepância entre os resultados?
A equipe, dentro das quatro linhas, é bem montada. Tem um excelente meio de campo, um bom ataque e uma defesa que possui jogadores bons individualmente mas que ainda pecam no posicionamento. Não creio que seja problema de ordem técnica ou tática.
Em uma entrevista, antes da viagem para a região Sul, aonde o América/RN enfrentaria Coritiba e Avaí, um dos jogadores do time deu indícios da razão do paradoxo. Perguntado sobre quais as expectativas para os jogos, o atleta respondeu: “Vamos lá pra tentar ganhar 3 pontos, ou, quem sabe, até 4”. Pensamento medíocre. Ao ouvir aquilo, tive certeza que voltariam, mais uma vez, sem nenhum ponto para casa.
Não sei, talvez seja uma questão de perspectiva. Mas, em dois jogos, melhor fracassar na missão de somar 6 pontos, ganhando 4, do que cumprir a de conquistar 3.
Enquanto o América/RN continuar pensando pequeno, permanecerá pequeno.

domingo, agosto 13, 2006

Blog

Inexplicável, mas é muito bom, aliás, é sensacional ver 22 dois homens correndo atrás de uma bola. Ainda melhor ser um dos 22.
Eu, apesar de sempre fazer meus golzinhos nas peladas, estou longe de estar entre os melhores. Acho que, por isso, sequer cheguei a sonhar em ser um jogador de futebol. Mais crível a idéia de ser um jornalista esportivo.
Entretanto, moro em Natal, cidade que não privilegia muito os comunicadores. Além disso, há alguns anos, escolhi seguir carreira em outra área e nela pretendo permanecer.
Ainda bem que existem os blogs. Neles podemos conciliar nossas pretensões de não sermos meros espectadores do futebol com a impossibilidade de sermos protagonistas. Se o José Trajano, "melhor senso de mau humor do jornalismo esportivo do Brasil", os visse dessa maneira, certamente teria, ao menos, curiosidade de conhecê-los.
Bem, tornei-me, enfim, um blogueiro.
Aqui está o futebolzinho de Levis, espaço para descarregar a paixão.
E agora posso dizer que tenho algo em comum com o Juca Kfouri.