quinta-feira, maio 01, 2008

HAJA CORAÇÃO !!!




Quarta-feira, dia 30 de abril de 2008, véspera do feriadão, 22 horas em Brasília e no Rio também. Começou o jogo. Fluminense x Atlético Nacional, primeira partida das oitavas de final da Libertadores. Quatro pessoas estavam em casa. Eu, minha esposa e dois de nossos quatro filhos. Tricolores eu e os filhos. Torcedores convictos, supersticiosos e completamente nervosos. Eu na sala, minha filha no quarto dela, meu filho no quarto dele e minha esposa no nosso quarto. A postura do time nos preocupa, ou melhor, a postura de alguns jogadores nos apavora. Erros de passe, chutes a esmo, fizeram que eu me perguntasse se esses "alguns jogadores" conhecem os fundamentos básicos do futebol. Mas o tempo vai passando e de repente, Júnior César, um velocista, adentra a área "inimiga" e cai. Pênalti!!! Além do pênalti o goleiro adversário é expulso. E isso tudo com cerca de 15 minutos de jogo. Até esse momento eu não assistia a cobrança dos pênaltis pelo Fluminense, não sei se por covardia ou nervosismo. Decidi então assistir. Thiago Neves cobrou, o novo goleiro chegou perto mas não deu. GOL DO FLUMINENSE!!! Muita calma nessa hora! O placar poderia fazer com que o time recuasse. Mas com um jogador a mais? Será que não temos time para "partir pra dentro"? Pronto, criado o cenário da incerteza. Essa incerteza se transformou em certeza quando o Atlético Nacional começou a gostar do jogo e o Fluminense fazendo de tudo para satisfazer essa sensação. Não demorou muito e "voilà", gol do Atlético", numa rebatida de bola do Washington, um batalhador em campo, que deveria estar na área adversária e não na própria área. Na minha opinião, o Washington é um goleador que passa por um isolamento em campo, com abstinência de bolas altas para o seu cabeceio certeiro, e lançamentos que permitam romper a área adversária e chutar em gol. Intervalo de jogo empatado, encontro com meus filhos no corredor e começam os comentários: o Renato tem que fazer substituições no intervalo, deve tirar o "Mabriel" que só está fazendo "gerda"; nunca vi tanto passe errado; será que o pessoal não sabe cobrar escanteio; e uma enxurrada de questionamentos. Há alguma coisa de errado, o descontentamento não é à toa. Começa o segundo tempo, zero substituições no Fluminense. E o jogo continua e o sofrimento também. Será que vamos perder pra nós mesmos, de novo??? Mais uma vez, de repente, surge o Conca, um batalhador, e chuta a gol e GOL DO FLUMINENSE!!! UFA!!! Não preciso escrever o que veio depois pois essa história se repete em todos os nossos jogos. Final FLU 2 x 1 ATLÉTICO NACIONAL. Próximo jogo dia 6/MAI, 3ª feira, 18 horas e 30 minutos no Maracanã. Eu vou, sou supersticioso. Fui aos outros jogos da Libertadores e ganhamos. Não devo quebrar a corrente. Gostaria apenas que o time lembrasse do que fez no jogo contra o Arsenal. Foi es-pe-ta-cu-lar.
Por último, não poderia deixar de registrar a presença do DODÔ em campo. Está na hora de ele começar a dar aulas à equipe. Que toque de bola refinado, que noção de posicionamento, em suma, um craque. Ainda bem que ele voltou. Ao Thiago Silva (PQP, é o melhor zagueiro do Brasil) nossos votos de breve recuperação. Roger, um campeão, faça com que a equipe ACORDE. Você é um dos que simboliza a "raça tricolor"!!! QUEREMOS O FLUMINENSE QUE JOGOU CONTRA O ARSENAL E A FAVOR DE SI MESMO !!! Temos um elenco dos melhores do Brasil e um "toque de bola" dos piores. É irritante ver a bola rolando de um lado para o outro, às vezes para trás, e não são poucas vezes. Uma crítica quanto a um lance que eu não agüento mais: cobrança de lateral pelo Júnior César, no ataque, jogando a bola dentro da área. Devo ter visto mais de trezentas cobranças sem qualquer aproveitamento. Não dá!!! Será que só eu estou vendo isso? Se eu estiver certo, creio que cabe ao "técnico" Renato avisar ao JN para apenas repor a bola em jogo.
Finalizando, peço aos nossos atletas tricolores que chutem a bola em direção ao gol adversário. Não deixem as luvas dos goleiros limpas. É certo que deve haver um treinamento para que nossa pontaria melhore, mas por favor, CHUTEM A GOL!!! O Conca fez isso uma vez e fez o gol salvador. O Dodô entrou e a primeira bola que pegou chutou a gol, num dos lances mais perigosos do nosso ataque.
Concluo meu desabafo tal qual um puxador de samba:
"TRICOLOR, CHEGOU A HORA!!! A LIBERTADORES É NOSSA!!!

Até a próxima terça.
Saudações Tricolores e
HAJA CORAÇÃO !!!

3 comentários:

Daniel Levis disse...

Ontem, estava escrevendo uma mensagem pra te enviar, falando mal do seu time, quando saiu o gol do conca. Desisti de enviar, mas aproveito esse seu desabafo pra dizer que o fluminense está um time irritante, apático e sem grandes pretensões. Se tivesse jogado com metade da disposição e ambição que teve o Flamengo contra o América/MEX tinha goleado. E fácil.
Atualmente, os tricolores, do Rio e de SP, são os times mais irritantes do Brasil.

JLevis disse...

Daniel, concordo contigo quanto ao Fluminense estar um time irritante e apático. Quanto a "grandes pretensões", eu discordo. Nós as temos. Falta sim a disposição que vemos nos jogos de times da UEFA (prefiro essa comparação). Se tivessemos jogados com 1/3 da disposição do Manchester United, teriamos goleado o Atletico Nacional. ST.

Tilhe disse...

Prezados Jlevis e Daniel,
fico honrado pelo convite formulado pelo Jlevis para deixar aqui algumas de minhas impressões. Quanto a apatia e sonolência do time, é histórica; deve haver alguma nuvem tóxica que cobre as Laranjeiras, pois essa postura não é de hoje, nem privativo da era "Renato" (justiça seja feita, nos primeiros jogos da LA o time correu bastante).
Um problema sem solução a curto prazo: não temos um "8", ou seja, uma meia de ligação no estilo Diego Souza. Thiago Neves e Conca jogam mais para frente, e com o Ygor(!!!!) fazendo a saída de bola, é o desastre completo. Vem a calhar a falha de comentário do nosso saudoso Sérgio Noronha (tenho saudade de quando ele enxergava)que disse que o Maurício iria ajudar na contenção e pioraria o time. Nem depois de ver a absurda subida de produção do time, ele não percebeu que enfim o time tinha uma ligação entre defesa e ataque. Não sou fã do Maurício, por isso me sinto a vontade para elogiar sua atuação ontem. A solução imediata para o problema do "oito" seria colocar o Arouca quebrando o galho, mas o RG inexplicavelmente proíbe o Arouca de jogar no meio. No fim do ano passado e início deste o RG colocava o Arouca na direita, bem na frente. Agora ele coloca na cobertura do Júnior César ou do Gabriel. Quem sobra para sair com a bola? Ygor....
Tentando falar de maneira otimista, resta para nós o fato de que indo assim, manquitolando, é que o Fluminense conseguiu a maioria de suas conquistas, o famoso "timinho". Tomara....
Saudações Tricolores