quinta-feira, maio 24, 2007

Afinal Fluminense na final ...

Estou prestes a desistir de assistir as apresentações do meu Fluminense. Cada jogo é um desgaste emocional enorme. Ontem não foi diferente. Na boca do jacaré levamos a primeira mordida bem no início do jogo. PQP!!! A jogada foi muito parecida com o gol que tomamos no Maracanã. Mas enquanto há vida, há esperança. E a esperança é verde, uma das cores do nosso tricolor. No final deu certo. O time deu uma acordada, São Fernando Henrique e Nossa Senhora das Traves e Travessões deram uma grande ajuda, a tabela entre Alex Dias/Arouca/Adriano Magrão deu certo, gol, e passamos pra final, afinal! Qualquer que seja o resultado, se o time jogar com o espírito de luta que o RG trouxe de volta, ficarei satisfeito. AVANTE FLUMINENSE! Por favor, não atrapalhe meu sonho, Figueirense!

sábado, maio 19, 2007

América em Santos.

Confesso que aos dois minutos, após aquele acidente que resultou no gol do Santos, pensei que o América seria goleado. Ledo engano. O time se portou bem e começou a reação com Souza. Ele lembra o "Meinha", personagem do Chico Anísio que botava a bola onde queria. Foi assim. Um cruzamento, gol de Edson Borges. Empate. Mais um cruzamento de Souza, gol de EB. Virada. Outro cruzamento, defesa do Santos batendo cabeça, mais um gol de EB, artilheiro do campeonato, vitória parcial com folga, resta administrar o jogo. Quem não percebeu isso foi o Eduardo. Num momento de excesso de autoconfiança, tentou sair jogando numa área onde não devia, perdeu a bola e Santos 2 x 3. Pronto, voltou a tensão para os torcedores. Até completar os 45 minutos do 2º tempo, após alguns sustos e mais 4 de acréscimo, além de uma expulsão injusta, a torcida americana pode comemorar a merecida vitória. Parabéns!!! Agora só resta o meu Fluminense vencer o Grêmio amanhã, lá, tarefa tão difícil quanto a do Mecão. Boa sorte, FLUZÃO !!!

segunda-feira, maio 14, 2007

Supersticioso

Para o América, na série A, um início promissor. Uma derrota alvissareira. A certeza que permaneceremos na elite do futebol brasileiro em 2008.
Não se trata de juízo sobre a atuação do time, ou sobre a linda festa feita pela torcida americana na reinauguração do Estádio João Machado. Até porque eu, desafortunadamente (como diria Silvio Lancellotti), não estava em Natal e não acompanhei de perto o jogo para emitir opinião.
Assim, desprovido de argumentos, fico com a superstição.
Vamos ao que sustenta meu otimismo.
Em agosto de 2005, em sua estréia no Machadão na série C, América 0 x 1 Coruripe. O time, inicialmente desacreditado, chegou à fase final. No último jogo da competição, teve que ir a Minas Gerais, precisando de um empate contra o Ipatinga, adversário direto pelo acesso. O resultado de 0 x 0 garantiu a equipe na Série B do ano seguinte.
Abril de 2006. O América, entre os cotados ao rebaixamento, debuta na série B. Jogando em casa, é derrotado pelo Ituano, 1 x 2. Depois de um longo campeonato, e uma grande campanha, o Mecão chega à última rodada precisando novamente de um empate no Estado de Minas Gerais. Dessa vez contra o Atlético-MG, consegue o heróico 2 x 2, após estar perdendo por 2 x 0. Vaga assegurada, a primeira divisão aguardava o Dragão.
De volta a maio de 2007. Retorno do alvirrubro potiguar à elite: América 0 x 1 Vasco. A história começa bem. E tem tudo para terminar bem, já que, na última rodada, enfrentaremos o Cruzeiro, em Belo Horizonte.
Não sei se o empate nos garantirá o título de campeões, uma vaga na libertadores ou na sul-americana. Mas sei que a vaga de rebaixamento que reservaram ao América terá de ser disponibilizada a outro time.

domingo, maio 13, 2007

Campeonato Brasileiro - 1ª rodada


Começou. Agora vou sofrer até dezembro. A primeira rodada ocorreu ontem, dia 12 de maio, quando o meu Fluminense rodou no Maracanã. Rodou mas não saiu da pista, continua na corrida. Espero que RG faça do time uma equipe competitiva e que os dirigentes dispensem alguns pseudo-jogadores.


Acabou América x Vasco. Torci pelo empate. Não deu. Espero que contra o Santos consiga a vitória. É muito importante somar pontos nesse início de campeonato. Não quero que o Mecão seja rebaixado.

terça-feira, maio 01, 2007

ABC 5x2 AMÉRICA

Com uma vitória arrasadora e incontestável, sobre o seu maior rival, o ABC Futebol Clube conquistou o campeonato potiguar de 2007. Os americanos, como eu, podem discordar, ficar irritados, mas a verdade é que o título ficou nas mãos do time que merecia. Melhor, foi para a torcida que merecia.
É verdade que os abcdistas não tiveram um primor de média de público, mas é verdade também que deram muito mais importância ao Campeonato Potiguar que os alvirrubros, que encararam a competição com ar de superioridade, com uma quase indiferença.
Confesso que, em primeiro momento, a derrota para o Elefante causou-me tristeza. Mas, ainda no Estádio Maria Lamas, percebendo a felicidade que há muito não se via na massa alvinegra, e lembrando dos meus amigos torcedores do adversário em meio à multidão, senti-me feliz.
Também me causou um sádico contentamento ver aquela quantidade imensa de torcedores americanos indo embora antes mesmo do fim do jogo. A torcida precisava daquele banho de humildade, precisava sentir na pele que não se deve menosprezar um adversário. Como é amargo o gosto do próprio desdém...
Para mim, é indubitável que foi o melhor resultado para o futebol do Rio Grande do Norte. O ABC recuperou sua auto-estima e o AMÉRICA recebeu o golpe necessário para acordar para a Série A.
****************************************
Defendi o técnico Estevam Soares durante todo o campeonato, quando era alvo das críticas dos gênios da tática torcedores americanos. Em troca, ele entra na final com um esquema tático que não usou durante todo o campeonato: com dois zagueiros. Aliás, o América jogava com três zagueiros desde o ano passado. Foi uma verdadeira festa para o ABC. Wallyson que o diga.
****************************************
Estevam foi o principal culpado pela derrota do América. Após o fracasso, sua permanência na equipe tornou-se insustentável. Sentiu a cólera do Dragão (que trocadilho fraco): foi demitido. A diretoria já anunciou que Lori Sandri é o novo técnico do Mecão.
****************************************
A verdade é que, mesmo havendo perdido o jogo na fase de classificação e empatado o primeiro jogo da final, o ABC jogou melhor que o América nos três confrontos do campeonato.
****************************************
Por fim, hora de colocar os abcdistas no seu devido lugar. No dia 13 de maio, nós americanos vamos jogar contra o Vasco. É nossa estréia na Série A. E vocês, o que vão fazer?
****************************************
Futebolzinho de Levis de volta.