segunda-feira, maio 14, 2007

Supersticioso

Para o América, na série A, um início promissor. Uma derrota alvissareira. A certeza que permaneceremos na elite do futebol brasileiro em 2008.
Não se trata de juízo sobre a atuação do time, ou sobre a linda festa feita pela torcida americana na reinauguração do Estádio João Machado. Até porque eu, desafortunadamente (como diria Silvio Lancellotti), não estava em Natal e não acompanhei de perto o jogo para emitir opinião.
Assim, desprovido de argumentos, fico com a superstição.
Vamos ao que sustenta meu otimismo.
Em agosto de 2005, em sua estréia no Machadão na série C, América 0 x 1 Coruripe. O time, inicialmente desacreditado, chegou à fase final. No último jogo da competição, teve que ir a Minas Gerais, precisando de um empate contra o Ipatinga, adversário direto pelo acesso. O resultado de 0 x 0 garantiu a equipe na Série B do ano seguinte.
Abril de 2006. O América, entre os cotados ao rebaixamento, debuta na série B. Jogando em casa, é derrotado pelo Ituano, 1 x 2. Depois de um longo campeonato, e uma grande campanha, o Mecão chega à última rodada precisando novamente de um empate no Estado de Minas Gerais. Dessa vez contra o Atlético-MG, consegue o heróico 2 x 2, após estar perdendo por 2 x 0. Vaga assegurada, a primeira divisão aguardava o Dragão.
De volta a maio de 2007. Retorno do alvirrubro potiguar à elite: América 0 x 1 Vasco. A história começa bem. E tem tudo para terminar bem, já que, na última rodada, enfrentaremos o Cruzeiro, em Belo Horizonte.
Não sei se o empate nos garantirá o título de campeões, uma vaga na libertadores ou na sul-americana. Mas sei que a vaga de rebaixamento que reservaram ao América terá de ser disponibilizada a outro time.

Nenhum comentário: