terça-feira, maio 01, 2007

ABC 5x2 AMÉRICA

Com uma vitória arrasadora e incontestável, sobre o seu maior rival, o ABC Futebol Clube conquistou o campeonato potiguar de 2007. Os americanos, como eu, podem discordar, ficar irritados, mas a verdade é que o título ficou nas mãos do time que merecia. Melhor, foi para a torcida que merecia.
É verdade que os abcdistas não tiveram um primor de média de público, mas é verdade também que deram muito mais importância ao Campeonato Potiguar que os alvirrubros, que encararam a competição com ar de superioridade, com uma quase indiferença.
Confesso que, em primeiro momento, a derrota para o Elefante causou-me tristeza. Mas, ainda no Estádio Maria Lamas, percebendo a felicidade que há muito não se via na massa alvinegra, e lembrando dos meus amigos torcedores do adversário em meio à multidão, senti-me feliz.
Também me causou um sádico contentamento ver aquela quantidade imensa de torcedores americanos indo embora antes mesmo do fim do jogo. A torcida precisava daquele banho de humildade, precisava sentir na pele que não se deve menosprezar um adversário. Como é amargo o gosto do próprio desdém...
Para mim, é indubitável que foi o melhor resultado para o futebol do Rio Grande do Norte. O ABC recuperou sua auto-estima e o AMÉRICA recebeu o golpe necessário para acordar para a Série A.
****************************************
Defendi o técnico Estevam Soares durante todo o campeonato, quando era alvo das críticas dos gênios da tática torcedores americanos. Em troca, ele entra na final com um esquema tático que não usou durante todo o campeonato: com dois zagueiros. Aliás, o América jogava com três zagueiros desde o ano passado. Foi uma verdadeira festa para o ABC. Wallyson que o diga.
****************************************
Estevam foi o principal culpado pela derrota do América. Após o fracasso, sua permanência na equipe tornou-se insustentável. Sentiu a cólera do Dragão (que trocadilho fraco): foi demitido. A diretoria já anunciou que Lori Sandri é o novo técnico do Mecão.
****************************************
A verdade é que, mesmo havendo perdido o jogo na fase de classificação e empatado o primeiro jogo da final, o ABC jogou melhor que o América nos três confrontos do campeonato.
****************************************
Por fim, hora de colocar os abcdistas no seu devido lugar. No dia 13 de maio, nós americanos vamos jogar contra o Vasco. É nossa estréia na Série A. E vocês, o que vão fazer?
****************************************
Futebolzinho de Levis de volta.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não foi este o texto que li no sonho, mas tá mto bom. Bom ver vc de volta. :)

Wagner Artur disse...

amigo, obrigado pelo elogio lá no blog... acredite ou nao, fiquei realmente envergonhado, especialmente vindo de vc, um exemplo de aluno bom (do tipo que sabe que não é só de notas que se faz uma academia) ;P

mas enfim, se puder, ajude a popularizar no curso de direito a boa prática da argumentação e escrita, ao invés de posts toscos de orkut. veja lá no site do caac, eles abriram um espaço pra textos de alunos, e eu mandei um meu. ccsa.ufrn.br/caac. mande aí alguma coisa, vamos ver se a gente consegue fazer alguma diferença!

Anônimo disse...

O que os Abecedistas vão fazer? Ora, a mesma coisa q vcs. Ver o América apanhar de um alvinegro.

Anônimo disse...

Oi Deniel, você num me chamou não, mas eu vim comentar!! hehehe. A derrota do América realmente foi lamentável, quando liguei a TV não acreditei que tava 4x1!! Agripino ficou arrasado, mas em compensação veio mais cedo pra casa me ver!!hehe =P