sexta-feira, outubro 06, 2006

Hernán Savirilla, o Capita

Conforme prometido, hoje estréia a coluna mensal sobre o maior de todos: CAPITA!!!


O NASCIMENTO DE UM MITO

Fabiano José de Moura, ao ser aprovado no vestibular, certamente não tinha idéia de que sua turma da faculdade o tornaria um mito: Hernán Savirilla, o Capita.
Lembro-me, logo no início do curso, quando todos éramos ávidos pelo sensacional programa do Mução, de um colega de turma, acho que André, comentando sobre a pegadinha do Sabirila. Faziam chacotas de um pobre coitado que muito se assemelhava a uma figurinha que vinha no chiclete “ploc monster” e que exibia a pitoresca imagem de um bicho com pernas de sabiá e corpo de gorila, Sabirila. André fez logo a associação à compleição física do rapaz cabeçudo nascido em Assu, nosso colega Fabiano.
Eu que, outrora (na pelada da turma), havia me impressionado, ou melhor, me maravilhado com o futebol singular do Fabiano, que revolucionou os conceitos de coordenação motora e senso de direção, não me contive e comecei a formular a grande história.
Sabirila não! SAVIRILLA! Hernán Savirilla, o grande jogador argentino. Organizador do time. Forte na pegada. Um deus da raça. O Capitão do time.
Foi uma pilhéria despretensiosa, mas a turma acabou dando corda. Como diria o nosso grande líder Arthur, o povo da nossa turma é “mei nojento”.
Associei-me, então, a Leandro Pogobol Alves, a mente mais brilhante que conheço, a cara cínica de rapariga ruim mais bem postada do mundo. Juntos, criamos a Capita Corporation e a FIHCA – federação internacional de historiadores do Capita.
Bem, a graduação em Direito acabou, mas a história não pode parar.
Assim, para celebrar este grande homem, todos os dias 6 de cada mês, este Blog apresentará textos sobre sua vida e sua obra. Sua difícil infância em Laguna de las llamas (cidade da patagônia argentina, na Província de la Repristinación), a elaboração dos lances geniais (passe-fantasma, cabeceio-furacão...), os seus tórridos romances com grandes celebridades, como Evita Perón e Luz del Fuego, etc.
Penso também esta coluna mensal como uma oportunidade de reunir a turma da universidade para que jamais deixemos que este mito pereça.
Portanto, não esqueçam, a partir de 6 DE NOVIEMBRE, tudo sobre o CAPITA!

6 comentários:

Anônimo disse...

O que posso dizer sobre o capita? Nada, diante dele o que somos? Apenas meros expectadores da maravilha da vida. Daquilo que o homem pensa que um dia será capaz de fazer com um pequeno pedaço de couro capaz de render nações aos pés de um mito: HERNAN SAVIRILLA! O eternos... CAPIIIIIIIIIIIITA!

Anônimo disse...

Enfim, uma destinação útil para este espaço! Quem sabe um dia, alguns de nós, desiludidos com a carreira que escolhemos, não possamos nos dedicar integralmente à vida e obra deste grande homem! Um memorial, uma escolinha para talentos infantis, cursos de idiomas e muita cultura!

Anônimo disse...

Pensei que o Capita tinha nascido na Ciudad del Capita...

Daniel Levis disse...

É porque, depois da fama do Hernanito, a cidade foi rebatizada.

Anônimo disse...

Prezado blog-filho, participo que é minha intenção mobilizar toda a torcida do Fluminense para buscar a contratação do "PhD do futebol", com o propósito de evitar o rebaixamento e buscar a tão sonhada vaga na Libertadores. Estamos dispostos a pagar multa rescisória de contrato.

Anônimo disse...

Eu queria demonstrar nessas singelas linhas o meu orgulho em ter sido um dos empresários que lançou este mito no mundo; abri mão de promessas que surgiram na época como Maradona, Francescoli e Riquelme na batera, para me dedicar exclusivamente ao Capita...agora vejo q valeu a pena, e faria tudo de novo...abraço capita...Laguna de las LLamas te ama!!